Adaptando módulo OCMOD para o tema no Opencart

Uma das maiores dificuldades de lojistas ou até mesmo desenvolvedor frontend iniciante em Opencart é com relação aos ajustes de módulos feitos no OCMOD para que seja adaptado a um tema específico.

Como o Opencart já vem com um tema padrão, normalmente os módulos utilizam esse mesmo tema como referência para exibir as informações com as funcionalidades. O problema ocorre quando se adquire um tema muito diferente do padrão ou o lojista faz modificações no código do tema padrão, devido a isso pode causar problema em alguns módulos com remoção das referências que os módulos utilizam do tema.

Abaixo tentarei explicar as formas mais básicas e comuns de ajustes feitos no OCMOD do módulo para que exiba as informações no tema.

Todo módulo feito em OCMOD tem um arquivo XML com o código a ser ajustado, normalmente com nome install.xml ou nome-do-modulo.ocmod.xml. Você poderá ajustar esse módulo antes da instalação do mesmo ou pegar o código no banco de dados após a instalação, que fica na tabela “modification”.

OBS: caso faça ajustes antes da instalação, coloque o arquivo XML modificado com o mesmo nome e dentro da mesma pasta que estava anteriormente. Caso o original estiver dentro de um arquivo de instalação zipado, esse deve ser zipado novamente da mesma forma que o original.

As TAGS do código OCMOD para adaptação

Para entender melhor as tags que mencionarei abaixo, aconselho que pegue um código OCMOD de algum módulo totalmente funcional no Opencart.

Tag FILE
A tag FILE é utilizada para indicar onde se encontra o arquivo do Opencart que será modificado. Normalmente utiliza-se o parâmetro path com o endereço do arquivo dentro da estrutura Opencart.

Tag OPERATION
Essa tag é utiliza como contêiner para as tags SEARCH e ADD que citarei logo abaixo.  É mais utilizada para manter a parte estrutural do código. Possui algumas características importantes, mas que é pouco relevante para o propósito de adaptação ao tema.

Tag SEARCH
Indica qual parte do código devemos buscar dentro do arquivo mencionado em FILE. Normalmente se coloca em SEARCH uma linha de código do arquivo como referência. Essa é a tag mais importante para adaptação ao tema, pois se houver modificações no código padrão do Opencart ou estiver utilizando um tema diferente do padrão, é nesta tag que devemos  ajustar para a nova referência do tema ou até mesmo indicar um local diferente onde queremos que o módulo apareça no tema. O parâmetro mais importante dessa tag é o “index”, que indica qual a posição numérica da linha de código que está sendo buscada, isso quando essa mesma linha aparece duas ou mais vezes dentro do mesmo código, se não indicarmos o index, será substituído em todas as vezes que a linha de código for encontrada.

Tag ADD
Essa tag indica o código do módulo que vamos inserir no arquivo do Opencart indicado em FILE. O parâmetro mais importante dessa tag e mais utilizado é o “position”, que pode receber os valores replace, before ou after.

  • replace: utilizado para substituir a linha de código padrão do Opencart pelo código específico do módulo;
  • before: utilizado para inserir o código do módulo antes da linha de código padrão indicada em SEARCH;
  • after: utilizado para inserir o código do módulo depois da linha de código padrão indicada em SEARCH;

Este texto não abrange todas as funcionalidades do código OCMOD, assim como também não abrange algumas dificuldades particulares de alguns módulos. O objetivo maior seria mostrar as principais e mais utilizadas tags dentro desse tipo de código. E com essas informações ter base para fazer as adaptações ao tema.

É aconselhável que faça toda adaptação ao tema em uma área separada da loja oficial, caso não tenha conhecimento suficiente para contornar os possíveis problemas que possam ocorrer devido à adaptação malsucedida.

Comentar