Como criar breadcrumbs?

Quando disponibilizei a função breadcrumb aqui no site, certamente ela foi direcionada para os programadores que já dominavam de certa forma a linguagem PHP. Então acabou gerando dúvidas quanto a implementação desta função, ou até mesmo, faltou toda a teoria para se criar breadcrumbs. Que espero esclarecer com este artigo.

Breadcrumbs é o caminho hierárquico de suas páginas no site:

Home > artigos > Programação PHP

Esse caminho significa que estamos dentro da página Programação PHP e que um nível acima se encontra a página de artigos e que mais um nível chegamos a página inicial do site (home).

Se pensarmos como pastas, significa que estamos dentro da pasta “Programação PHP???, que esta dentro da pasta “artigos??? e que por sua vez esta dentro da pasta “home???:

Exemplo: C:\artigos\Programação PHP

Cada parte do breadcrumbs, com exceção da última, deve apontar para um endereço. No nosso exemplo a parte “artigos??? tem um link para página de artigos e “home??? para página inicial do site.

Home > artigos > Programação PHP

Quanto a função breadcrumb que disponibilizei, ela cria todo esse caminho automaticamente, inclusive os links. Também tem a opção de se passar os parâmetros através de um array para a função.

É necessário apenas chamar a função no local da página em que se deseja criar os breadcrumbs.

include (“arquivo_com_funcao_breadcrumb.php???);

//função no local desejado
breadcrumb();

Caso você tenha url’s um pouco fora do padrão, a melhor maneira é implementar passando parâmetros para a função. Como abaixo:

breadcrumb(array('http://www.dominio.com.br'=>'Home', 'artigo'=>'Artigo', 'titulo-do-artigo'=>'titulo-do-artigo'));


Espero que tenham entendido a lógica da implementação de breadcrumbs na página, um exemplo pode ser visualizado aqui mesmo acima do título deste artigo

Comentários

Sniffer | 22/07/2011 08:32:59
O grande problema dessa função é que se, por exemplo, tenho uma galeria chamada "Fotografia de Moda" armazenada numa pasta chamada "fotografiademoda", o crumb exibido será:
Home > fotografiademoda.
Não consegui entender como usar uma variável existente em cada página no seu código de crumbs.
Josean Matias: Olá Sniffer, em alguns casos a função realmente não atende o esperado. Neste seu caso você precisa passar um array para a função breadcrumb, segue um exemplo com sua url:
array('www.seudominio.com.br'=>'Home', 'fotografiademoda'=>'Fotografia de moda');
Onde: a chave do array compõe a url e o valor é o que será mostrado na tela.
Jefferson Giovani | 13/05/2011 18:48:13
Dei uma incrementada na function pra ficar mais fácil de mudar o texto do link de acordo com a url automaticamente: Criei duas $variaveis do tipo array, uma com o conteúdo que, premeditadamente sei que, virá pela url e a outra com o valor equivalente para ficar no lugar do antigo. Ficando similar a isso: $arrayURL = array('meus-artigos', 'contact'); $arrayNovo= array('Meus Artigos', 'Contato'); logo depois só adicionei o codigo correspondente: $inner = str_replace($arrayURL, $arrayNovo, $inner); Antes da linha que "verifica se é o ultimo fragmento da url" VLEW Galera. Att.
scarapa | 03/08/2010 15:41:43
nao deu :(

Comentar