Funcionamento dos motores de busca

Para entendermos o funcionamento dos motores de busca, precisamos entender como as páginas de um site se relacionam e da mesma forma como os sites estão ligados uns aos outros.

Observem a imagem abaixo, entrando pela página inicial do site os motores de busca conseguem acessar todas as páginas do site, através dos links existentes:

Funcionamento dos motores de busca

Por isso a importância de um menu no seu site, pois da mesma forma que os motores de busca valorizam os links do menu, o usuário também terá acesso imediato a tudo que o site oferece.

Um fato a se observar para otimização do site, é que a cada nível abaixo os motores diminuem a importância da página.

Ou seja,
www.dominio.com.br/noticia é mais importante que:
www.dominio.com.br/noticia/titulo-da-noticia.

Pois no primeiro caso a página está a um nível abaixo da home e no segundo caso a dois níveis.
Pense por cliques! A cada clique necessário por parte do usuário, será um nível. Claro que partindo da página inicial.

Para que um motor de busca possa vasculhar todos os websites, ele segue a mesma regra que faria dentro de um único site.

Por exemplo, se tenho um link no meu site apontando para o site de um amigo, quando o motor de busca encontrar este link no meu site e o link tiver permissão para seguir...O motor irá até o site desse meu amigo, fazendo o mesmo processo interno das páginas no site dele. No final do artigo Valor do Pagerank falo um pouco mais sobre links de um site apontando para outro.

Este artigo pertence a série Criando site otimizado, veja o primeiro artigo Criando site otimizado - parte I.

Comentar