Instalando módulos no Opencart 2.x

O procedimento para instalação de módulos no Opencart 2.x é bem simples, porém pode em uma situação ou outra ocorrer alguns erros ou contratempos inesperados e que foge do conhecimento de alguns lojistas.

Este artigo visa citar alguns dos principais pontos de erros ou situações inesperadas que ocorrem com mais frequência no processo de instalação.

Para iniciar uma instalação e detectar os possíveis erros, acesse no seu painel Extensions->Extension Installer e envie seu módulo para o servidor.

Abaixo listarei algumas das mensagens de erro que podem aparecer no instalador do Opencart:

1 – Invalid file type! (Erro de tipo de arquivo)

Acredito que este erro ocorrerá com menos frequência, devido ao processo de testes que os módulos são submetidos pelos desenvolvedores antes da comercialização ou distribuição do mesmo. Mas caso ocorra, deve ser relatado ao desenvolvedor, para que o mesmo dê o suporte com as orientações necessárias.

2 – Erros de permissão

O erro de permissão é o mais comum e pode ocorrer por diversos motivos.

2.1 - O primeiro deles por não preencher os dados de FTP nas configurações da loja, neste caso poderá aparecer a mensagem “FTP needs to be enabled in the settings”. Acesse no painel em System->Setting e nas configurações da loja preencha a aba referente ao FTP.

2.2 – Também poderão ocorrer erros de permissão se os diretórios estiverem com configurações erradas. Abra seu arquivo config.php e admin/config.php e certifique-se que as configurações dos diretórios estão corretas. Caso tenha dúvidas quais as configurações corretas, poderá instalar uma mesma versão do Opencart como teste, onde os endereços das pastas serão gravados corretamente.
Também pode ocorrer este mesmo tipo de erro se o “Path root” nas configurações de FTP da loja estiver apontando para uma pasta inexistente e exibirá uma mensagem contendo “No such file or directory”.

2.3 – Poderá também ocorrer erros de permissão devido as configurações do servidor, neste caso dê as permissões necessárias de leitura e escrita no diretório system/modification(versão 2.0.x) ou system/storage/modification(versão 2.1.x ou mais recente).

3 – Modification {module name} is using the same ID code as the one you are trying to upload! (Erro de módulo já instalado)

Quando por alguma razão tentamos reinstalar um módulo e este módulo utiliza o OCMOD, receberemos uma mensagem de que o módulo já está instalado. Para conseguirmos reinstalar devemos antes remover o módulo existente em Extensions->Modifications.

4 – Por fim, o contratempo na exibição do módulo

O bloqueio de exibição total ou parcial do módulo pode ser devido à necessidade de ajustes para adequar ao tema em uso, principalmente módulos que utilizam o OCMOD. Os módulos quando desenvolvidos são ajustados para exibição no tema padrão do Opencart, por ser o tema de referência da plataforma. Porém alguns temas são desenvolvidos com uma estrutura totalmente diferente do tema padrão, gerando assim uma necessidade de ajustes nos módulos para que reconheçam as referências do novo tema.

Se a instalação não apresentar nenhum erro, será necessário apenas verificar se o módulo utiliza OCMOD, para isso veja se ele aparece em Extensions->Modifications. Se sim, será necessário nesta mesma tela atualizar o cache para que as funções do módulo apareçam no tema. Feita a atualização do cache, verifique também se o módulo tem alguma tela de configuração para que seja habilitado. O local para configuração do módulo depende do tipo de módulo. No menu Extensions encontrará opções para módulos no geral, formas de pagamento, formas de entrega e para totais do pedido.

É aconselhável seguir as orientações de instalação fornecidas pelo desenvolvedor, pois alguns módulos precisam ser posicionados no layout da loja. Os posicionamentos padronizados no Opencart são Column left, Column right, Content top e Content bottom.

OBS: Este artigo poderá sofrer atualizações no caso de novos erros detectados no processo de instalação. Foram citados até o momento os mais frequentes, mas poderão ocorrer erros atípicos que precisam ser mencionados.

Comentar