Lojas Virtuais

Melhores práticas de uso

O Opencart é uma plataforma para lojas virtuais produzida com a linguagem de programação PHP. Cheia de recursos básicos e essenciais para um ecommerce.

A plataforma é feita através de funcionalidades chamadas de módulos. É através dos módulos que a loja virtual ganha "vida" e tem todas as características para vendas online. Por padrão, alguns módulos já estão inclusos no Opencart mas o lojista poderá adquirir novas funcionalidades e deixar sua loja mais robusta e atraente. Conheça os meus módulos aqui com algumas das funcionalidades para esse apoio ao lojista.

Se o lojista possuir conhecimentos de CSS, este poderá customizar o tema do seu Opencart, ou assim como os módulos, o lojista poderá adquirir um tema pronto.

Opencart citado como melhor plataforma para ecommerce 2017

Uma das maiores dúvidas iniciais para quem deseja ter uma loja online é quanto a plataforma que será utilizada. Não somente na variedade de funcionalidades, mas também quanto a segurança, performance e usabilidade.

Há uns 2 anos atrás as principais plataformas de destaque para ecommerce eram Magento, Prestashop e Opencart, sendo o Magento o preferido de muitos. Porém quando se trata de tecnologia as coisas vão mudando rapidamente ano após ano e o Opencart que era visto com pequena desconfiança veio conquistando cada vez mais seu espaço.

Descontos para Opencart - Módulos x Funcionalidades padrão

Alguns visitantes do site costumam entrar em contato para buscar informações sobre aplicação de desconto em produtos na loja, muitos deles interessados em módulos de desconto.

O que poucos sabem é que é possível em muitos casos aplicar desconto nos produtos sem a necessidade de um módulo adicional. Utilizando apenas a funcionalidade padrão para impostos no Opencart.

Adaptando módulo OCMOD para o tema no Opencart

Uma das maiores dificuldades de lojistas ou até mesmo desenvolvedor frontend iniciante em Opencart é com relação aos ajustes de módulos feitos no OCMOD para que seja adaptado a um tema específico.

Como o Opencart já vem com um tema padrão, normalmente os módulos utilizam esse mesmo tema como referência para exibir as informações com as funcionalidades. O problema ocorre quando se adquire um tema muito diferente do padrão ou o lojista faz modificações no código do tema padrão, devido a isso pode causar problema em alguns módulos com a remoção das referências que os módulos utilizam do tema.

Instalando módulos no Opencart 2.x

O procedimento para instalação de módulos no Opencart 2.x é bem simples, porém pode em uma situação ou outra ocorrer alguns erros ou contratempos inesperados e que foge do conhecimento de alguns lojistas.

Este artigo visa citar alguns dos principais pontos de erros ou situações inesperadas que ocorrem com mais frequência no processo de instalação.

Para iniciar uma instalação e detectar os possíveis erros, acesse no seu painel Extensions->Extension Installer e envie seu módulo para o servidor.

Abaixo listarei algumas das mensagens de erro que podem aparecer no instalador do Opencart:

Desconto no boleto bancário para Opencart

Hoje me deparei com algo muito comum em lojas virtuais, que é a utilização de desconto nas compras com boleto bancário. Antes utilizava sistemas de pagamento e não tinha a necessidade de utilizar este método dentro da loja, pois o sistema gerava o boleto e fornecia a opção de configurar em sua própria interface a porcentagem de desconto no boleto.

Templates prontos e templates encomendados

Como os templates prontos são vendidos a preços baixíssimos, algumas pessoas me solicitam um orçamento para criar templates personalizados para Opencart e outras plataformas.

Porém existe uma grande diferença de preço entre os dois métodos, o template pronto normalmente é vendido em lote, isso quer dizer que o vendedor pretende vender em grande quantidade para tirar o valor real do template.

O template encomendado é bem diferente, pois não haverá lucros em quantidades vendidas, e sim, devemos obter o valor real no modelo único.
Para o Programador PHP o resultado é praticamente o mesmo, pois se pode obter o valor real do template nos dois métodos.

Crescimento da plataforma Opencart

A plataforma Opencart vem crescendo gradativamente aos longos dos meses. Assim como cresceu o número de lojas online com Magento instalado, o Opencart vem seguindo o mesmo caminho.

No período de um ano o Opencart cresceu em grande escala. De acordo com as estatísticas já são 25,577 lojas utilizando o Opencart em todo o mundo. Tende, para os próximos anos, ser uma das plataformas mais bem vistas do e-commerce.

 

Pagamento em um passo no Opencart

Estou começando mais uma aventura no Opencart: pagamento em um passo!!!

Isso mesmo. Vi recentemente uma empresa que desenvolveu este método para o Magento, então considerando que é uma excelente idéia, resolvi desenvolver algo parecido para o Opencart e oferecer aos meus clientes.

Aqueles velhos passos demorados no Opencart na hora da finalização da compra, tentarei resumir em apenas uma tela.

Opencart para criar loja virtual

Opencart para criar loja virtual

Para aqueles que desejam ter uma loja virtual, ou mesmo o desenvolvedor que esteja escolhendo uma plataforma para desenvolver a loja para um cliente, eu aconselho utilizar o Opencart.

O Opencart é uma plataforma opensource desenvolvida com PHP com a finalidade de gerenciamento de loja virtual. Possui um painel administrativo bem intuitivo, se comparado com outras plataformas que existem. E para aquele que conhece de programação será bem simples implementar um layout no front de sua loja virtual, pois o Opencart possui um padrão de desenvolvimento bem popular – modelo de separação de camadas.