Programação PHP

Tutoriais e funções disponíveis

Muitos websites são codificados com a linguagem de programação PHP. Uma linguagem de programação garante a criação de sites dinâmicos e gerenciáveis, resultando em um trabalho extremamente profissional.

Responsabilidades do Programador PHP

Aqueles programadores que trabalham como freelancer costumam receber trabalhos inacabados ou com muitos erros de programação. Isso devido a falta de compromisso do contratado para com o contratante (cliente). Reconheço aqui que tem muitos clientes que exageram e solicitam alterações e mais alterações, o que acaba gerando insatisfação por parte do Programador PHP.

Nos casos de insatisfação até entendo o lado do programador. Mas muitos outros casos o profissional solicita metade do valor dos serviços antecipados e depois some sem concluir o serviço e sem conceder nenhuma justificativa ao seu cliente. Que fica "a ver navios"!

Programador PHP no alvo para lojas virtuais

Com o crescimento de plataformas como Magento, Opencart, OS Commerce entre outras, o Programador PHP está ganhando um novo meio de mostrar o seu trabalho, e claro, garantir o seu lucro no fim do mês (ou de cada projeto).

Não tenho um percentual de quantas lojas virtuais existem utilizando o PHP como linguagem de programação, mas posso garantir que são inúmeras. O número de pessoas procurando profissionais para criar a primeira loja virtual ou melhorar a antiga, também é grande.

O Programador PHP atual

Em outros tempos, o Programador PHP era visto como desleixado e que não fazia seus códigos com perfeição. Assim como diziam que a linguagem PHP não era segura.

Os tempos mudaram e certamente muitas dessas críticas antigas perderam o sentido. Hoje o Programador PHP tem uma linguagem de programação extremamente segura. Assim como a linguagem evoluiu, o profissional também.

Atualmente existem na web milhares de blogs e lojas virtuais utilizando o PHP como linguagem server-side.

Validação e tratamento de exceções

Sabe aquele Programador PHP que não faz validação de dados e nem sequer se preocupa com tratamento de exceções? Pois é, esse mesmo!

Quer dá um tiro nos próprios pés? Humm...deixar de validar os dados pode parecer uma grande vantagem a princípio. Pois você não perderá muito tempo com validação e terá aquele código bonitinho de poucas linhas.

Mas o que é mais importante: código bonitinho ou funcionalidades atendendo seus propósitos?

Porque contratar um Programador PHP

Contratar um Programador PHP? Esquece! Eu mesmo faço isso aqui, não é tão difícil”.

Frase típica daquele que corre o risco mas não perde a oportunidade. E acaba desistindo num tempo recorde.

Com o surgimento de muitos blogs utilizando Wordpress, surgiram também os aventureiros na programação. Quando digo aventureiros, não me refiro aos iniciantes de programação, estou me referindo as pessoas que normalmente trabalham em outras áreas, e como Wordpress facilitada a vida de muita gente, acabam que decidindo fazer tudo por conta própria.

Árdua vida de programador

Sei que todas as profissões tem seus prós e contras. Mas a de programador meu amigo, é de lua...ehhehehhe

Tem dias que as coisas vão muito bem, até o sistema que aparentemente vai dificultar nossa vida, acaba sendo fácil lidar com o infeliz.

Mas tem os dias que as bruxas estão soltas. E não adianta reclamar, pois quanto mais nervoso você fica mais complicado para lidar com a programação.

Preenchendo um select com dados de outro select

Existem duas maneiras de preencher um select com dados de outro select. Através de código jQuery e PHP, ou somente com o PHP.

Mas qual a diferença entre eles?

Vantagens do Programador PHP

No artigo Por que programador PHP? Deixei minha opinião sobre algumas vantagens de ser Programador PHP.

Sabemos nós, programadores, que o que citei é significante, porém existem mais coisas que nos deixam satisfeitos e orgulhosos. Que é a quantidade de plataformas prontas que temos para trabalhar...

Por que Programador PHP?

Por que Programador PHP?

Se você acha que apenas fazer uma faculdade na área de TI já está resolvida a sua profissão do futuro, certamente se encontrará em um grande dilema: qual a melhor tecnologia para se trabalhar e qual a mais lucrativa?

Como diria o poeta: "Ser ou não ser? Eis a questão!"

E a questão é ser ou não ser um Programador PHP. Este Programador que por muitas vezes é comparado com um adolescente que se aventura na programação. Mas será?

For, do-while ,while ou foreach?

São muito os laços de repetição, porém cada um com suas características e particularidades.
Abaixo mostro um pouco destas diferenças e quando implementá-los.

Os laços mais comuns, pelo menos para mim, são o for e o foreach. Porém em alguns casos sou obrigado a usar o do-while.

Vamos então ver as diferenças entre for, do-while ,while e foreach:

Repetição com For

Muito utilizado.

Normalmente utilizamos quando temos uma quantidade de repetição pré-definida, ou seja, antes mesmo de iniciar o loop, já sabemos quantas vezes ele terá que repetir.

Como criar breadcrumbs?

Quando disponibilizei a função breadcrumb aqui no site, certamente ela foi direcionada para os programadores que já dominavam de certa forma a linguagem PHP. Então acabou gerando dúvidas quanto a implementação desta função, ou até mesmo, faltou toda a teoria para se criar breadcrumbs. Que espero esclarecer com este artigo.

Breadcrumbs é o caminho hierárquico de suas páginas no site:

Home > artigos > Programação PHP

Esse caminho significa que estamos dentro da página Programação PHP e que um nível acima se encontra a página de artigos e que mais um nível chegamos a página inicial do site (home).

Se pensarmos como pastas, significa que estamos dentro da pasta “Programação PHP???, que esta dentro da pasta “artigos??? e que por sua vez esta dentro da pasta “home???:

Preenchendo um select com dados do MySQL

Preencher um select/combobox não é uma tarefa muito difícil como talvez possa parecer, mas é claro, necessita de um conhecimento prévio da linguagem PHP.

No arquivo conn.php estabelecemos a conexão com a base de dados MYSQL, para prencher com dados o select/combobox. O arquivo cria a conexão com o MYSQL, cria o banco de dados que será utilizado nos exemplos, cria a tabela e preenche com alguns dados.

Observe que você pode fazer tudo isso utilizando a interface do phpmyadmin.