Técnicas de otimização de sites

Técnicas de otimização de sites

No artigo que publiquei recentemente sobre otimização, falei da importância de se otimizar um site para obter resultados, porém uma abordagem teórica.

Neste artigo pretendo apresentar algumas técnicas para se ter um site otimizado, são técnicas básicas porém essenciais.

1 – Escolha do nome de domínio

Escolher um ótimo nome de domínio contendo palavras-chaves.

Exemplo: www.palavra-chave.com.br

Apesar da dificuldade de se encontrar nomes de domínios para registrar, é sempre bom escolher um que faça entender o conteúdo apresentado no site.

2 – Otimizar as url’s do site

Colocar as palavras-chaves nas url’s do seu site.

Exemplo: www.palavra-chave.com.br/outras-palavras-chaves-aqui

3 – Otimizar o título da página

Colocar um bom título para suas páginas - lembrando que cada página deve ter seu próprio título.

O título da página aparece na parte superior do navegador, e com grande destaque nos resultados de buscas.

Otimização do título

4 – Otimizar os títulos dos conteúdos das páginas

A tag html h1 até h6, tem grande relevância nos resultados do Google. A tag h1 é a mais relevante dentre elas. Por isso devemos colocar nossas palavras-chaves dentro dessa tag.

Otimização dos títulos no conteúdo

5 – Preparar um bom conteúdo para suas páginas

O conteúdo do site é muito importante para otimização do site e deve conter palavras-chaves, porém não se deve exagerar na quantidade destas palavras-chaves.

O excesso de palavras-chaves dentro do texto ao invés de benefícios pode ocorrer efeitos colaterais. O seu site pode ser penalizado pelo Google.

Essas foram as cinco técnicas básicas de otimização.
Existem muitas outras técnicas para otimização de um site, mas estas certamente já proporcionarão uma grande diferença para a relevância de um site.

Comentários

mauricio ferraz | 25/02/2012 22:44:14

Ola! josean, realmente no tudoseo.com eu sempre coloco algumas dicas de como otimizar o blog para os motores de buscas e digo que estas suas dicas são realmente a base para qualquer otimização... parabens pelo seu trabalho...

DANIEL CABRAL | 15/03/2010 15:05:48
Você tem razão amigo, com certeza consigo personalizar as propriedades de cada tag com o css, eu estava vendo de forma diferente, usando as tags com seus tamanhos predefinidos. agradeço a atenção e sucesso!
Daniel Cabral | 12/03/2010 16:13:31
Caro amigo, eu li seu tópico de otimização e gostei muito, só fiquei um pouco intrigado com o lance do h1 ao h6, tdo bem q é uma tag importante para a otimização e tdo mais, só que se eu tenho um site com 300 páginas e em todas as páginas eu tenho um título com o tamanho de fonte em 24px (o mesmo do h2) eu teria que colocar em todas as páginas o h2 no título, isso foge do css pq no css eu defino o tamanho da fonte e altera o tamanho de todas, eu acho um pouco complicado esse negócio de colocar títulos h1 a h6 nas páginas. Agradeço a atenção e parabenizo pelo blog, visitarei mais vezes. Abraço
Josean Matias: Olá Daniel, não sei se compreendi bem sua dúvida quanto ao uso do h1 ao h6. Me parece que você quis dizer que seria mais fácil utilizar outra tag HTML para título e formatá-la com CSS?... Os padrões web determinam que se use o h1 ao h6 para títulos e subtítulos. E o Google e outros buscadores, dão importância a estes padrões. O ideal é fazer assim já no início do projeto, e claro, você pode aplicar tamanho e cor de fonte com CSS para todos os h1/h2 das páginas. Abraço e boa sorte nos projetos!

Comentar