Webdesigner, webmaster: quem é quem?

Algumas pessoas que não estão envolvidas no desenvolvimento de sites, com certeza ficam em dúvida quanto às nomenclaturas utilizadas para os profissionais desta área.

Fala-se em webdesigners, web developers, programadores, webmasters, etc.

Existe algo bem comum para todos estes profissionais, que é o conhecimento abrangente na criação de sites. Apesar do conhecimento comum, são profissionais distintos e cada um tem seu papel especial na criação de sites.

Webdesigners: os webdesigners normalmente projetam a interface do site, ou seja, escolhem as cores e fontes que vão compor a parte visual do site. Decidem como serão distribuídos os elementos na tela, por exemplo, onde ficará o menu e/ou onde ficará o logotipo da empresa.

Web developers: os web developers são os responsáveis por pegar a interface projetada pelo webdesigner e transformá-la em código. Web developer é um nome digamos... de uma classe, e dentro dessa classe se encontram muitos grupos, por exemplo, Programador PHP.

Programador PHP: o programador php trabalha, além da linguagem de programação PHP, com tecnologias básicas como: HTML, CSS e javascript (jQuery). Além do Programador PHP, existem outros programadores de outras linguagens.

Webmaster: por fim, o webmaster. Este profissional é o responsável pela administração do site após finalizado o processo de programação. Inclusão do site no Google faz parte do seu trabalho, entre outras particularidades.

Comentários

Roberto Soares | 29/07/2011 17:10:06
Além de incluir site no Google e administrar conteúdo do site, o que o Webmaster deve fazer para que o site atraia mais e mais visitantes e consequentemente clietes?
Grande abraço. Parabéns pelo blog!
Josean Matias:

Roberto, nesse caso você precisa conhecer o perfil do seu público alvo. O que essas pessoas gostam e procuram na web. A partir disso, saberá como conduzí-lo aos seus produtos e serviços. Porém este não é exatamente um trabalho do webmaster, mas sim do setor de marketing e vendas da sua empresa.

Comentar