Otimização de sites: o grande negócio do momento

Otimização de sites: o grande negócio do momento

Se desenvolver sites fosse uma questão de moda, eu diria que a moda do momento é a otimização.

Tínhamos na década de noventa aqueles sites em HTML puro com algumas pitadas de javascript, que parecia uma oportunidade única para os empresários divulgarem sua marca. E realmente divulgavam.

Mas as coisas foram mudando e a cara dos sites também. Aqueles sites que existiam na década de noventa já não eram muito atrativos. Eram como grãos de areia na beira da praia...

E com o aperfeiçoamento dos motores de busca, ou melhor, a forma com que os motores de busca indexam os sites, surgiu então à otimização de sites. Que nada mais é que colocar o seu site nas melhores posições possíveis.

Os programadores e analistas utilizam-se de técnicas de desenvolvimento para otimizar de forma que o Google ou outro buscador reconheça o seu site com certa importância, levando em conta algumas palavras-chaves.

Otimizar sites não é um bicho de sete-cabeças, mas requer uma análise cuidadosa de palavras-chaves e também da quantidade de concorrentes.

Muitas empresas que tinham seus sites apenas para divulgar sua marca na web, agora estão aderindo à otimização de seus sites. Afinal esta também é uma forma de marketing, e certamente um marketing eficiente. Onde se tem um alcance amplo a um custo, digamos, não muito alto.

Otimização é certamente o grande negócio do momento, não só para os empresários que querem seu marketing online, mas também para as agências de desenvolvimento de sites, que vêem uma nova possibilidade de mercado.

Claro que nem todas as agências que prometem otimizar seu site e colocá-lo na primeira página do Google, vai conseguir tal feito. Até porque otimizar não significa colocar seu site em “primeiro” nos buscadores, mas sim, deixá-lo na melhor posição possível.

Se depois de uma análise de concorrência, verificar que é possível colocar seu site na primeira posição, isso certamente será feito. Mas a princípio, o objetivo é apenas melhorá-lo de posição.

Se você quer ver seu site bem posicionado no Google, mas ainda não fez a otimização de seu site. Então está mais que na hora de otimizá-lo. Atualmente, mais do que desenvolver sites, as agências otimizam sites. Pois grande parte das empresas quer aparecer bem no Google. Quer a divulgação digital.

Apostar no marketing digital certamente será bem mais barato e lucrativo que divulgar sua empresa na maneira tradicional.

Os brasileiros passam horas online. Fazem diversas buscas, com diversas palavras. E nessa hora a otimização faz a diferença para uma loja online, por exemplo.

A otimização é para a web e também para o marketing uma nova modalidade. Ambos andam hoje lado a lado para proporcionar bons negócios digitais para as empresas. E muitas empresas já reconheceram isso.


Comentar