Criação de sites

Alcance ilimitado de público

A criação de sites envolve várias tecnologias ao mesmo tempo. Codificando de uma maneira coerente para garantir bons resultados. Para que o site não seja apenas mais um na web, deve-se também aplicar os procedimentos para otimização do site. Um website desenvolvido com técnicas de otimização certamente será bem posicionado nos buscadores.

Site que não transmite a identidade visual da empresa não vale o investimento

Com o grande número de pessoas acessando a internet, as empresas começaram a focar seu interesse em ter pelo menos um site institucional como uma espécie de cartão de visita mais sofisticado.

Mais sofisticado pois o cartão de visita não permite fornecer muitos detalhes e informações sobre os serviços oferecidos pela empresa. Já o site não somente permitirá exibir detalhes, como também poderá incluir fotos de aplicações reais dos serviços.

Então não é somente um cartão guardado na gaveta para consultas esporádicas, mas um portfólio completo e totalmente acessível por pessoas no Brasil e no mundo.

Programador PHP na criação de sites

Para quem trabalha com programação fica muito claro a necessidade de uso de linguagem dinâmica na criação de sites. Mas será que isso acontece com todos que desenvolvem sites na web?

A resposta obviamente é NÃO. Existem inúmeros perfis de profissionais(ou não) “desenvolvendo“ sites. Muitos sites na web ainda resistem ao 100% conteúdo estático e muitas vezes em HTML puro.

Alguns, que não são poucos, utilizam-se de sistemas prontos para revender e ganhar dinheiro em cima do cliente menos avisado. Infelizmente o cliente só vai perceber quando precisar de alguma alteração no sistema e o tal “desenvolvedor” demorar para resolver o problema ou talvez nem consiga resolver. É aí que teremos mais um cliente frustados, dentre muitos.

Como criar sites

A criação de um site consiste no uso de algumas tecnologias web. Onde o processo se divide em três partes, cada parte com suas subpartes:

1 - Criação do layout
2 - Implementação do layout
3 - Programação do site

Webdesigner, webmaster: quem é quem?

Algumas pessoas que não estão envolvidas no desenvolvimento de sites, com certeza ficam em dúvida quanto às nomenclaturas utilizadas para os profissionais desta área.

Fala-se em webdesigners, web developers, programadores, webmasters, etc.

Existe algo bem comum para todos estes profissionais, que é o conhecimento abrangente na criação de sites. Apesar do conhecimento comum, são profissionais distintos e cada um tem seu papel especial na criação de sites.

Novo layout ao estilo Programador PHP

Há muito tempo planejava a mudança de layout deste site, porém faltava tempo ou idéias para aperfeiçoar o layout já existente. Como sou Programador PHP, resolvi utilizar as cores típicas do próprio PHP para o meu layout.

Gostava do layout antigo, tinha um uso de CSS (Cascading Style Sheets) bem elaborado. Mas o progresso deve acontecer e o site já clamava por uma nova aparência.

Com um layout mais arrojado em imagens, e principalmente com um banner na página inicial, este é o meu novo site.

Funcionamento dos motores de busca

Para entendermos o funcionamento dos motores de busca, precisamos entender como as páginas de um site se relacionam e da mesma forma como os sites estão ligados uns aos outros.

Observem a imagem abaixo, entrando pela página inicial do site os motores de busca conseguem acessar todas as páginas do site, através dos links existentes:

Criando site otimizado - parte I

Nesta sequência de artigos vou colocar em prática as técnicas de otimização apresentadas anteriormente no artigo Técnicas de otimização de sites. Para obtermos ótimos resultados, precisamos construir páginas com um HTML bem estruturado, respeitando a hierarquia dos elementos. Não precisamos aqui construir um site necessariamente. Pois ao criar um site estamos apenas unindo algumas páginas, ou seja, se construirmos uma página otimizada, precisamos apenas seguir a mesma lógica para outras páginas. Ao criar sites devemos levar em conta a forma como os motores de buscas trabalham. Como o Google, por exemplo. Nosso próximo artigo irá mostrar basicamente como esses motores colhem dados em seu site. Na sequencia, iremos implementar um HTML estruturado e facilitando a leitura por parte dos motores. Poderia ensiná-los como criar um site dinâmico com a linguagem PHP e MySQL, mas para isso ficaria faltando a otimização, que ao criar um site, deve ser a primeira preocupação do desenvolvedor.Aprenda a criar sites, mas não qualquer site e sim um site visível aos buscadores. Até o próximo artigo!

Criação de sites em Campinas

Criação de sites em Campinas

Campinas é hoje considerada uma cidade estratégica para empresa de TI, e assim sendo para empresas que trabalham com criação de sites. E sem dúvida, eu como morador desta cidade e desenvolvedor, vejo um mercado extremamente competitivo, com empresas que vão do pequeno ao grande porte. Sem contar desenvolvedores que trabalham por conta.

Algumas são reconhecidas apenas aqui em Campinas, e outras com uma reputação boa, abrangendo o território estadual e nacional.